segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os dois consumidores que temos dentro de nós

Bem vindos leitores;
Hoje em função de uma matéria que li, vou discorrer sobre algo que vai além de ser vendedor, apesar de que muito toca este profissional.
Os dois consumidores que todos temos em nós se chamam o Tenho Que, e o Quero Que.

Falemos sobre o Quero Que primeiro:

Este consumidor é um cara que esta sempre no palco de nossas mentes, afinal quem não sonha e quer um carro novo, uma casa, ou mesmo uma roupa ou sapato? Afinal, quem não quer algo todo o tempo?

O Quero Que, abre espaço para meditação, é matemático de mão cheia e um planejador administrativo super competente, quando queremos, fazemos todas as contas possíveis, administramos o nosso tempo para suprir as necessidades do Quero Que, e pensamos por horas a fio descobrindo como alcançar os objetivos que o Quero tanto quer. Basicamente somos fãs incontestáveis desta figura dentro de nós mesmos.
Agora falemos sobre o Tenho Que:

O Tenho Que, é um cara chato, ele nos lembra que sem isso ou aquilo, não conseguimos agradar a nós mesmos, tipo, quero um carro novo, mas Tenho Que trabalhar muito mais do que trabalho atualmente.
Ou nos estudos, quero ganhar mais , Mas Tenho que fazer mestrado ou doutorado para conseguir isso.
Em suma Tenho Que é o consumidor pobre em cada um de nós, afundado em um abismo sem luz , muitas vezes o Tenho Que morre e com ele morrem empresas nos seus primeiros 3 anos de vida, morrem sonhos antes de se tornarem realidade, morrem planos que pareciam tão certos.

O Tenho Que é o vilão necessário, pois sem ele , compramos carros com 60 prestações, compramos coisas que o Quero Que bateu o pé e por ser mais vivo que o Tenho Que, ganhou a discussão da coerência e mergulhou o cidadão em caos financeiro, se não outros tipos de caos.

O paradoxo que existe entre estes dois personagens dentro de nós mesmos requer uma reflexão enquanto profissionais e seres humanos.
Na medida que matamos o Tenho Que, deixamos de fazer o que TEMOS que fazer, na escuridão da coerência , na medida que você deixa de fazer o que tem que fazer, diminuem radicalmente as suas chances de fazer o que você QUER fazer.

Este paradoxo é uma ocorrência diária em nossas decisões, por menores que sejam estas decisões.
Fazendo uma piada, quantas vezes você não pensou em mandar alguém catar coquinho e ao invés disso o desejou um bom dia? Você foi forte o suficiente para fazer o que TINHA que fazer  ao  invés de fazer o que você QUERIA fazer. Para casos imediatistas como este é fácil ser coerente, pois os resultados seriam imediatos.
O problema é que o Quero Que, aflora em nossos corações todas as vezes que as decisões são de médio e longo prazo, e este artista de nossas necessidades afoga nosso cérebro com a endorfina da compra sem planejamento, especialmente aquelas que você se arrepende pouco tempo depois que as faz, ou pior, se arrepende imediatamente após fazer.

O consumismo é fruto de um Quero Que imenso em nossa sociedade e um Tenho Que relegado ao quinto plano, no quinto dos infernos de nossos subconscientes.
Se pensarmos bem e coerentemente, todas as vezes que formos comprar, deveríamos nos perguntar exatamente isso, eu Tenho ou eu Quero?
Da mesma forma que a matemática da vida age na sua destruição quando o Quero Que domina a sua alma consumidora, o Tenho Que, se tratado com carinho e alimentado com consultas simples, é a mola propulsora de sua vida como consumidor.

Porque afirmo isso?
Geralmente e sem muitas exceções, o sujeito que faz tudo que tem que fezer, sem delongas e com profissionalismo, alcança um patamar respeitável em seu meio de negócios, e antes aquele carro que era da sessão consumidora Quero Que, acaba passando para a sessão consumidora Tenho Que.
Como isso acontece?
O profissional bem sucedido, aquele que fez o que tinha que ser feito, criou reputação certa e infra estrutura operacional forte o suficiente para crescer e atender a empresas e clientes maiores, logo, se antes ele ia de fusca para o trabalho, agora seu status requer um carro melhor e o Quero acaba de ser agraciado sob a perspectiva do Tenho, e o automóvel dos sonhos acabou sendo comprado para alimentar uma necessidade do Tenho que gera recursos e obrigações disciplinares, e o Quero é apenas o seu ego satisfeito por um bem de consumo desejado ser adquirido em bases pagáveis , posto que a sua reputação vale mais do que qualquer bem, seja ele de consumo ou patrimonial.

O mesmo vai ocorrer com a casa, o edifício onde esta o seu negócio e os bons investimentos se tornam mais factíveis, porque o Quero esta educado para ceder ao eu Tenho, consequentemente isso vai ser algo que o impulsionará para frente em um fluxo constante.
Ser disciplinado é tudo que você precisa ser.
Para todas as profissões existentes estes dois consumidores e conselheiros estarão presentes.

Mas na vida de um vendedor eles são uma constante por segundo e se o vendedor não souber ouvir estes dois amigos dentro de si mesmo, a vida em vendas pode se tornar um martírio de maus negócios e muitas vezes...corrupção.

O correto e indiscutível é que se você trabalhar na vida para se estruturar e fizer sempre primeiro o que tem que fazer, para depois fazer o que quer fazer, 90% de sua vida vai ser rotineira, mas em contrapartida, tudo que conquistar na vida vai ter um gosto especial de vitória de que eu fiz isso porque eu quis fazer, e este Quero Que fica muito eloquente depois dos 50 anos, portanto amigos leitores, mantenham firmes e fortes o seu Tenho Que, pois sendo este disciplinado, atuante e responsável, depois dos 50 anos o Quero Que vai acabar se tornando a criança que nunca gostaríamos de ter perdido dentro de nós mesmos.
Aqueles que fazem o que tem que ser feito, muitas vezes não são os mais simpáticos, mas com certeza serão os mais equilibrados , moral e financeiramente no longo prazo que a vida nos dá para acertar e errar.
Acredito que tanto para o cidadão como para o profissional esta simples reflexão vale muito a pena ter, todos os dias em todas as decisões.



Helcio F. Martins.

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