segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Atendimento ao Cliente

Parte 1 – O Básico!

Prezados  leitores;

Apesar de que no mundo moderno e digital, a presença do agente de negócios  cibernético ganha espaço nas preferências do consumidor, a tecnologia ainda não permite que toda a ação mercantil seja realizada por máquinas.

Consequentemente, alguns dizem que a presença do agente comercial envolvido nas transações de vendas tende a diminuir e alguns até afirmam que em 30 anos não mais haverá o vendedor ou negociador.

Pode ser.

Mas eu de minha parte, acredito que isso vai durar bem mais,sendo  que o tradicional negócio onde o apelo comercial move e envolve compradores no mundo inteiro, continua com a sua impressão digital humana, dado ao fato da máquina, por mais prodigiosa que seja.....não pensa sozinha, não reage ao mercado e não se importa com a comissão, logo ainda existe um hiato entre a eficiência da máquina nos negócios e a satisfação real do público ao qual pretende servir.

Adicione isso a insuficiência tecnológica para chegar a todos os consumidores e de fato voltamos ao ponto crucial de atendimento ao nosso valoroso cliente, feito por pessoas, para pessoas, no que diz respeito a prestação de serviços, acredito que este é um nicho de mercado que esta tecnologia ainda vai demorar bem mais para atender as necessidades de confiabilidade.

Bem, como bem sabem, não há faculdade de vendedor, mas é um temas mais trabalhados didaticamente no planeta, pois a cada ano inovações são adicionadas ao mundo dos negócios, os tornando cada vez mais ágeis.
Dada a extensão do assunto eu o farei em partes como dicas para vendedores e pessoas ligadas ao atendimento de outras pessoas.

O BÁSICO:

A aparência, tema tão discutido e variado de caso a caso, a aparência ainda tem sido alvo de muita discussão por parte da classe vendedora, uns afirmando opulência para demonstrar sucesso e capacidade e outros com menos ênfase neste tópico, para que o vendedor possa falar de um ponto mais dentro da realidade do cliente. Todos os dois pontos de vista válidos, se aplicados cada um ao seu ramo de atividades, como exemplo, um vendedor de imóveis tem que se trajar um pouco mais formalmente que um vendedor de sapatos, e por ai vai.

Mas definitivamente, o zelo na aparência do vendedor, como cabelos bem cortados, barba se tiver , bem feita, bom hálito, e boa fragrância corporal, ajudam bem a construir uma imagem de zelo e asseio, cabível tanto ao vendedor de imóveis, quanto ao de sapatos.

Para as damas, é preciso sempre nortear a aparência sem explorar a sensualidade, pois isso atrai outros interesses que não são comerciais, dirigem equivocadamente a atenção do comprador e traz muitas vezes a antipatia das acompanhantes deste comprador, quando elas se fazem presentes.
Indiferente do produto ou serviço que esta vendedora apresente, a aparência de zelo e profissional, sempre protegerão o interesse de ambos os envolvidos no negócio, sem trazer desconforto de olhares e outros tipos de comunicação corpórea que determinam muitas vezes o resultado das vendas.
Simpatia e educação, unidas a conhecimento do produto e uma boa apresentação profissional, garante muitos negócios, mesmo entre aqueles que não se julgam vendedores competentes.

Aqui é sintetizada aos vendedores uma dica forte, o mais resumido que consegui realizar, para deixar a mensagem de que a coerência de sua apresentação pode te manter por anos em uma atividade comercial, muito mais do que pobreza ou opulência demais, na forma como você comparece todos os dias ao seu trabalho e se apresenta ao seu cliente.

Enquanto o ser humano for o eixo que liga pessoas a serviços e produtos, esta verdade vai permanecer como está, uma das poucas coisas que não muda no mundo dos negócios.

Se você é ligado ao atendimento comercial, e gostaria de ter alguns dogmas ou curiosidades respondidas, sinta -se livre para me mandar um e-mail, use helcio@consultintegra.com.br  e suas respostas estarão em nosso Blog com seu nome nas questões que levantar, leia nosso Blog, pois eu terei o prazer de pesquisar e responder as suas dúvidas com as informações mais recentes deste assunto, que sempre será  a mola que gira todo o mundo dos humanos: VENDAS.

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